Mulheres no Conselho
Mulheres “dando conselhos” nos remete a uma prática ancestral, inerente ao nosso gênero, ao cuidar e liderar a família. Mas este livro trata de um assunto bem diferente! Ele relata as histórias e experiências de mulheres pioneiras em uma função majoritariamente masculina até há bem pouco tempo – a de membro de Conselhos de Administração. Durante muitas décadas os Conselhos foram redutos de homens brancos, indicados ou selecionados para tais funções igualmente por homens brancos. Lentamente essa realidade começou a mudar, mais recentemente impulsionada pela força dos requisitos ESG – ambiental, social (em que se inclui a diversidade) e governança – e, também, pela crescente compreensão e evidências de que um ambiente diverso leva a um processo decisório mais sólido e rentável.
Mulheres ESG
Medir para Mudar
O ESG está na pauta de prioridades do mundo atual, está presente nas discussões de conselhos de administração das organizações e influencia as tomadas de decisão de investidores. Suas boas práticas implantadas de maneira real nas empresas é uma exigência de muitos consumidores ao redor do mundo, e isso tem pesado nas suas decisões de compra.
As profissionais que construíram esta obra mostram como as corporações têm buscado cumprir tais práticas, tornando-se socialmente responsáveis, sustentáveis e gerenciadas com ética, ou seja, os três pilares da sustentabilidade. Cada um desses critérios está nas experiências das autoras, cada uma em sua área de atuação contribuindo para um mundo melhor, liderando equipes para que as empresas possam usufruir dos benefícios de serem ESG, como redução de custos, uma imagem positiva no mercado, clientes fiéis, entre outros.
Conselheira de Administração
Cláudia Elisa é presidente do Conselho do Grupo Cassol, membro do Conselho de Administração da Tupy S.A. e da Even S.A., Conselheira Consultiva da Bernoulli Educação e da Gouvêa Ecosystem, investidora do Gávea Angels e de scale-ups.
“No conselho, por exemplo, é importante ter representantes de áreas diferentes, mas também pessoas de idades, gêneros, perfis e personalidades diversas. Essa é a única forma de se construir algo realmente inovador, criar novas realidades e adotar práticas transformadoras nas diferentes esferas da sociedade.”
Comprar Livro Conselheiras de Administração Vl1
Acesse a História completa