ESG é um dos assuntos mais discutidos no mundo corporativo pós-pandemia. E a forma com que as empresas vem aplicando-o em suas práticas no dia a dia demonstra avanços e conta com apoio dos diferentes stakeholders.
Para aquelas organizações que ainda não começaram a tirar os planos do papel, aqui está uma notícia impactante: a comprovação de práticas sustentáveis por meio de certificações tem ajudado empresas na captação de investimentos.
Segundo o estudo “Sustentabilidade na Agenda das Lideranças da América Latina”, promovido pela SAP, o Brasil é o 2º país da região onde os executivos dizem já visualizar o impacto das iniciativas ESG nos negócios.
Participo de discussões sobre a temática desde antes da sigla ESG estar oficialmente em voga, e tenho a visão de que as empresas mais bem avaliadas do futuro serão as verdadeiramente sustentáveis!
Serão porque os números comprovam e antecipam novas tendências de mercado.
O Relatório Inside ESG Tech Report, divulgado pela Distrito, no ano passado, indica que as startups brasileiras que oferecem soluções em ESG captaram US$ 991 milhões em 10 anos – cerca de R$ 5 bilhões na cotação atual.
Logo, vemos que na ponta do investidor, é muito mais atrativo investir em empresas e startups melhor estruturadas para responder aos desafios dos negócios com mais agilidade e com capacidade de gerar mudanças impactantes para a sociedade.
Além disso, o Brasil tem sido um dos pioneiros na adoção de práticas sustentáveis. Segundo levantamento da Deloitte, estamos à frente em quesitos como uso de materiais sustentáveis, treinamento sobre impacto da mudança climática e aumento da eficiência energética.
Então, seja para abraçar a busca pelo bem-estar coletivo, por investimentos ou para gerar real impacto nos negócios, não dá para deixar de mover sua empresa em direção ao ESG praticado. Este é o modo para sua organização ter um lugar de destaque junto ao seu público e aos seus investidores.
O que você acha? Sua empresa está trazendo o ESG para as práticas do dia a dia?
#ClaudiaElisa #ESG #Mentoria #Sustentabilidade