Da área de recreação nas startups ao pagamento de Remuneração Variável nas grandes corporações, passando pelos vários cursos organizados pela área de Treinamento nas empresas. O que realmente gera engajamento em um time?
Já foram muitas as estratégias adotadas pelas empresas em busca do tão sonhado engajamento. Mas, será que o envolvimento das pessoas e a construção de uma cultura organizacional positiva tem a ver só com incentivos financeiros ou algumas iniciativas para um maior lazer no ambiente de trabalho?
Ao longo da minha carreira aprendi que para motivar um time é preciso ir além da lógica padrão da cartela de benefícios e olhar para três pontos centrais, que são como uma injeção de engajamento:
1 – Visibilidade e reconhecimento
As pessoas querem saber que são conhecidas e valorizadas. Quando são chamadas pelo nome, reconhecidas por suas habilidades, elogiadas (ou até corrigidas) na sua performance e amparadas em suas necessidades, elas sentem que não são invisíveis e, consequentemente, são motivadas a continuar executando suas tarefas com a melhor versão delas mesmas.
2 – Trabalho com significado
Entender o propósito por trás de nossas tarefas também é um combustível para manter o engajamento. Pessoas que têm clareza do impacto do seu trabalho se esforçam mais para manter bons resultados justamente porque têm consciência da importância deles para o grupo. E muitas vezes precisará ser dito às pessoas a importância de sua tarefa para o todo. Nem sempre isso é algo óbvio para elas.
3 – Métricas justas e transparentes
As pessoas precisam saber como podem evoluir profissionalmente. E esse “como” precisa ser baseado em métricas claras, que avaliam a performance de forma transparente. Quando o time sente que há justiça nesse processo, implicando em promoções e oportunidades para quem merece, ele é motivado a buscar sua evolução técnica e comportamental, indo além no seu aprendizado contínuo.
No fim das contas, é menos sobre o valor do tíquete alimentação e mais sobre a extraordinária combinação de reconhecimento, propósito e transparência.
O que você acha desse combo para o engajamento?