\

Sua empresa faz ESG por convicção, conveniência ou compliance?

E por que é importante esta pergunta?”.

É importante porque os conceitos de ESG são usados para medir o quanto um negócio se preocupa em minimizar os impactos no meio ambiente, construir um mundo melhor e aplicar boas práticas de administração.

E nós devemos saber como isto tudo se desenrola na prática! 

Explicando mais detalhadamente, funciona assim:

  • As empresas com ações proativas trabalham o ESG por convicção, e implementam ações afirmativas que demonstram sua liderança no tema;
  • Aquelas que abraçam devido à sua reputação fazem por conveniência, seja para alavancá-la ou para mitigar o risco de perdê-la;
  • Por fim, os negócios que assumem determinadas pautas por estrito cumprimento das leis estão fazendo por compliance..

Talvez, por meio dessa explicação, você consiga pensar numa marca ou outra que tenha agendas que se encaixam nessas definições.

A verdade é que estamos vivendo, principalmente nos últimos três anos, a aceleração de uma nova forma de fazer negócios com mais responsabilidade e comprometimento. 

Por isso, eu e tantos outros conselheiros temos trabalhado e debatido essa pauta com frequência: as empresas precisam se preocupar em contribuir com o desenvolvimento da sociedade visando além de seu resultado financeiro. Isto gera valor ao negócio no longo prazo. 

E eu não falo só! Segundo a pesquisa do Global Network of Director Institutes (GNDI), 85% dos quase 2 mil conselheiros consultados acreditam que, no longo prazo, teremos maior foco nas questões ESG, de sustentabilidade e de geração de valor para os stakeholders.

Para as empresas que, por enquanto, estão fazendo por cumprimento da lei, mas querem abraçar a agenda por convicção, o primeiro passo é ter consciência sobre o tema e estudar sobre ele.

Hoje, vemos que o empresariado tem tido um papel de protagonismo na transformação da sociedade ao lado do Estado. Há grandes corporações que estão fazendo sua parte e se focando no @capitalismo consciente, que trabalha o ESG em sua essência.  

Cada vez mais, a sociedade reconhecerá quais estão fazendo pelo benefício de todos e quais estão apenas cumprindo uma lei. 

Isso faz toda a diferença!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Claudia Eliza © Copyright 2020. All rights reserved.
Close