Você certamente já ouviu a metáfora do copo meio cheio ou meio vazio ou aquela sobre os óculos com lentes cor-de-rosa. O que não faltam são figuras ilustrativas para nos ensinar que a forma como decidimos enxergar o mundo faz mesmo diferença em como vivemos, trabalhamos, planejamos e lideramos.
Diante de um cenário complexo passamos a enxergar os limites que temos, assim como as deficiências daqueles que estão perto de nós ou que formam o nosso time, mas fazemos isso com boas intenções, para mapear debilidades, entender riscos, turbulências e nos preparar para o pior cenário. No entanto esquecemos que pessoas também são um copo inteiro, com valores preciosos que as vezes passam despercebidos.
O problema não está em ser cauteloso, a armadilha é supervalorizar a escassez nas pessoas e menosprezar as suas virtudes, que são chamadas na psicologia posivita de “forças de caráter”. Assista ao vídeo e entenda como funciona essa teoria.
#Conselho #Advisor #ConselheirodeAdministração #Lideranca #Planejamento #Virtudes #Debilidades #Riscos #Supervalizacao #ForcadeCarater #PsicologiaPositiva #ClaudiaElisa